Momento Cultura

Os alimentos biológicos, ecológicos e orgânicos são iguais?

Alimentos biológicos, orgânicos e orgânicos têm pequenas peculiaridades que permitem sua diferenciação. No entanto, suas principais características são comuns: elas provêm de um sistema de produção que respeita o meio ambiente, promove a biodiversidade, a preservação dos recursos naturais e o bem-estar animal.

Esses fatores comuns fazem com que organizações e administrações internacionais abranjam os três conceitos sob o termo "ecológico" em termos de produção e rotulagem.

Dessa forma, a União Europeia protege todos os três conceitos do Regulamento 834/2007 sem fazer distinções. Além disso, para garantir seus regulamentos rígidos, utiliza várias entidades autorizadas que certificam as empresas de produção por meio de análises e controles periódicos.

Ambientum

O selo ecológico da UE , uma folha desenhada por estrelas sobre fundo verde, é  sempre acompanhado pelo selo do organismo de certificação do país de origem.

Na Espanha, o controle da produção orgânica é de responsabilidade das Comunidades Autônomas , cobertas pela Comissão Reguladora de Agricultura Orgânica (CRAE), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação, que também engloba os três conceitos sob a égide da política ecológica. .

No entanto, o aumento da produção orgânica - nos últimos anos, cresceu 62% em todo o mundo - e o crescente interesse dos consumidores na rotulagem de alimentos significa que são estabelecidas diferenças para a classificação desses produtos.

Produtos ecológicos e biológicos

A Organização Mundial da Saúde os define como aqueles alimentos produzidos de  maneira tradicional e sustentável, sem usar produtos químicos ou serem geneticamente modificados .

Para que um alimento  seja classificado como "orgânico" , em sua fase de produção, nenhum elemento pode ser artificial. Ou seja, no caso da agricultura orgânica, de sementes a fertilizantes, elas precisam ser naturais; e na indústria pecuária, nenhum hormônio ou ração industrial pode ser aplicado e os animais devem ser criados ao ar livre.

A classificação "Bio" responde aos mesmos parâmetros . A diferença está na percepção do consumidor.

Enquanto o rótulo 'eco' é geralmente associado a práticas sustentáveis ​​e técnicas tradicionais de produção, os alimentos biológicos são mais identificados com aqueles que se preocupam com a seleção natural de espécies, garantem ciclos reprodutivos, patrimônio genético ou saúde do solo.

Produtos orgânicos

Os alimentos orgânicos também  estão livres de produtos químicos, como pesticidas, fertilizantes ou outras substâncias industriais que podem alterar o produto final . Mas eles diferem  dos ecológicos, pois sua origem não precisa ser natural . Dessa maneira, um produto de uma semente transgênica (geneticamente modificada) pode ser orgânico.

Alameda Oscar Niemeyer 222, sala 304, Vila da Serra, Belo Horizonte/MG             

 

beescoworking@gmail.com

(31) 38791424 - 31 996611410